Início Cotidiano Agosto Lilás: Prefeitura de Jardim recebe selo por ser exemplo no combate...

Agosto Lilás: Prefeitura de Jardim recebe selo por ser exemplo no combate à violência doméstica

0

A 6ª edição da Campanha Agosto Lilás foi lançada pelo governo de Mato Grosso do Sul na tarde desta segunda-feira (1º), no auditório do Sebrae-MS, em Campo Grande. Reunindo autoridades de todo Estado e líderes ativistas, a ação tem como objetivo divulgar a Lei Maria da Penha e os serviços especializados da rede de atendimento à mulher.

Na oportunidade, foram entregues os certificados do Selo Social “Prefeitura Amiga da Mulher” às prefeituras que foram exemplo no combate a violência doméstica: Amambai; Batayporã; Chapadão do Sul; Corumbá; Ivinhema; Jardim; Maracaju; Naviraí; Rio Brilhante; São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

Em Jardim, além de um canal no WhatsApp exclusivo para denúncias, o município também aposta em cursos de capacitação para proporcionar independência financeira às vítimas.

“Nós trabalhamos em rede, quando entra um novo caso nós descobrimos qual a necessidade dela e já fazemos um encaminhamento necessário. Esses casos sempre existiram, mas hoje com os incentivos de políticas públicas para as mulheres elas estão com mais coragem para denunciar. Através da assistência social também estamos inserindo no mercado de trabalho, dando cursos, porque a primeira porta de saída da violência contra a mulher é a independência financeira, então quando ela consegue uma renda elas conseguem sair desse ciclo de violência”, enfatizou a prefeita Dra. Clediane Matzenbacher (PP).

Denuncie

O Disque 180 é um canal de atendimento à mulher que  funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. É possível enviar denúncias e esclarecer dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.

Também é possível acionar o Disque Direitos Humanos, pelo número 100. Nos casos onde a vítima está em perigo iminente, é recomendado acionar a Polícia Militar pelo 190.

Mesmo se a vítima não registrar ocorrência, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar o Ligue 180 ou ir a uma delegacia para denunciar uma agressão que tenham presenciado.

(Com Campo Grande News)

(Foto: Arquivo/Prefeitura)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui