Início Educação Sisu abre inscrições nesta terça; saiba como se inscrever e conferir as...

Sisu abre inscrições nesta terça; saiba como se inscrever e conferir as vagas para MS

0

As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) abrem nesta terça-feira (28) para os estudantes que querem ingressar no Ensino Superior neste segundo semestre de 2022. São 350 vagas disponíveis para MS em duas instituições públicas. 

No Estado, as vagas são para UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Ao todo, serão ofertadas 65.932 vagas para ingresso em 73 universidades.

Confira as vagas para MS:

UniversidadeCursoTotal de Vagas
UFGDMedicina20
UFGDMatemática30
UFMSCiência de Dados100
UFMSProcessos Gerenciais100
UFMSTecnologia da Informação100

Quem pode se inscrever?

Para participar do Sisu será exigido do candidato que tenha realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.

Como se inscrever no Sisu?

As inscrições podem ser efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Acesso Único, sem cobrança de taxa. Nesta edição, as instituições participantes deverão disponibilizar acesso gratuito à internet para a inscrição, nos dias e horários de funcionamento regulares da instituição.

No momento da inscrição, o candidato poderá escolher até duas opções de curso, devendo especificar, em ordem de preferência, os tipos de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência.

Como ver as vagas disponíveis?

No portal Acesso Único já é possível consultar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também é possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das 73 instituições que aderiram a essa edição do Sisu.  

Nota de corte

Periodicamente, o Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso. A nota de corte é a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos. 

Dessa forma, o candidato pode monitorar sua inscrição, já que poderá alterar os dados e opções de curso quantas vezes desejar. A informação existente no sistema no fim do prazo de inscrição será a considerada.

É importante destacar: a nota de corte serve apenas como referência para o candidato, não constitui qualquer garantia de seleção para as vagas ofertadas.

Cronograma

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 6 de julho. A matrícula ou registro acadêmico devem ser feitos de 13 a 18 de julho. Já o prazo para os interessados manifestarem interesse em participar da lista de espera será de 6 a 18 de julho.

Lista de espera

Aqueles que não conseguirem uma vaga na chamada regular do Sisu, podem participar da lista de espera se inscrevendo na página do processo seletivo, na internet, entre os dias 6 a 18 de julho de 2022. A manifestação de interesse na lista de espera é apenas para um dos cursos escolhidos no ato da inscrição. 

Quem for selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui