Início Cotidiano Prefeita participa de etapa final da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito...

Prefeita participa de etapa final da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em Brasília

0

A etapa final da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) acontece na noite desta terça-feira (28), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. O evento marca os 20 anos da iniciativa e a celebração dos 50 anos do Sebrae. Desde 2001, o PSPE destaca o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de projetos que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local.

A XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor bateu recorde de inscrições com 1.615 projetos habilitados, de 1.327 municípios distintos das 27 unidades da federação. Desde a terceira edição, não havia a participação de todos os estados e do DF.

A prefeita de Jardim, Dra. Clediane Matzenbacher (PP), levou o primeiro lugar na categoria Sala do Empreendedor, na etapa estadual que ocorreu em cerimônia realizada na sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Na oportunidade, a gestora dedicou o prêmio à secretária de Desenvolvimento Econômico e Cultura, Delaine Evangelista. 

Em termos regionais, o destaque para o número de projetos inscritos é da região Sudeste, com 511, seguido da região Nordeste, com 455; Norte, com 256; Sul, com 277 e Centro-Oeste, com 116 projetos. Entre os estados com maior número de projetos habilitados, destacam-se São Paulo, com 236; seguido por Minas Gerais, com 176; Santa Catarina, com 104; Pará, com 93 e Rio Grande do Sul, com 90.

Ao todo são 182 prefeitos e prefeitas selecionados para a disputa nacional do Prêmio, com 199 projetos inscritos que venceram as etapas estaduais. Além do reconhecimento com troféu, os vencedores nacionais participarão de uma missão internacional para Portugal, prevista para novembro, para conhecer as boas práticas da gestão pública portuguesa.

A analista da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Maura Miraglia, destaca que ao longo dos anos, o PSPE tem contribuído para aprimorar a gestão municipal com impactos positivos no fortalecimento do ambiente de negócios local. “Além do reconhecimento das boas práticas municipais que têm sido incorporadas em nossos programas, como o Cidade Empreendedora e LÍDER, levantamentos feitos na última edição mostraram que 70% dos prefeitos vencedores do PSPE foram reeleitos e os municípios empreendedores são os que mais geram empregos no país”, ressaltou.

O lançamento da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) ocorreu em outubro de 2021. Desde então, os projetos inscritos passaram por processo de avaliação que incluíram etapas de habilitação, pré-seleção estadual e visita técnica no município para comprovação para participarem da premiação estadual. No dia 9 de junho, após a pré-seleção nacional, foi realizada a última etapa da competição com a participação de 24 jurados em encontro presencial no Sebrae Nacional, para a escolha dos 12 finalistas.

Os gestores públicos concorrem com projetos em oito categorias: Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Marketing Territorial e Setores econômicos; Inovação e Sustentabilidade; Cooperação e Governança Regional e Cidade Empreendedora. No caso da categoria Cidade Empreendedora serão premiados cinco vencedores, sendo um por região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui