Início Meio Ambiente Símbolos do Pantanal, onça-pintada, ariranha, cervo e tamanduá-bandeira permanecem na lista de...

Símbolos do Pantanal, onça-pintada, ariranha, cervo e tamanduá-bandeira permanecem na lista de espécies ameaçadas de extinção

0

Quatro dos animais que são símbolos do Pantanal, a onça-pintada (Panthera onca), a ariranha (Pteronura brasiliensis), o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) e o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) permanecem na Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. 

A lista atualizada, elaborada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi publicada nesta quinta-feira (8), em portaria do Ministério do Meio Ambiente, no Diário Oficial da União. Para conferir a íntegra da lista clique aqui. 

O levantamento aponta que o país tem 1.249 espécies e subespécies da fauna ameaçadas de extinção, dessas, 219 foram recém-inseridas na atualização. 

As espécies e subespécies ameaçadas estão divididas nas seguintes categorias: 

  • 1 Extinta na Natureza (EW)
  • 358 Criticamente Em Perigo (CR)
  • 425 Em Perigo (EN)
  • 465 Vulnerável (VU)

A lista do ICMBio aponta que a onça-pintada, a ariranha, o cervo-do-pantanal e o tamanduá-bandeira estão enquadrados na lista com a classificação de “vulnerável”. Isso significa que apresentam um risco elevado de se tornarem ameaçadas.

(Com G1 MS)

(Foto: Gustavo Figueirôa/Arquivo Pessoal)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui