Início Cotidiano Empreendedores e produtores da agricultura familiar de Jardim participam de Dia da...

Empreendedores e produtores da agricultura familiar de Jardim participam de Dia da Oportunidade

0

Começou, nesta terça-feira (31), o Dia da Oportunidade em Jardim. Com uma ampla programação para o público, composta por palestras, mostra de inovação e sessão de negócios, o evento segue até hoje (1º) e é promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal.

Em uma solenidade realizada no início da manhã, a abertura do Dia da Oportunidade reuniu representantes do Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e lideranças locais. Na data, a prefeita de Jardim, Clediane Matzenbacher, destacou a importância da ação, principalmente, para fortalecer o comércio e promover o desenvolvimento. 

“Um evento como esse traz oportunidade não só para os microempreendedores, mas, também para os alunos que estão aqui para conhecer mais da área digital, para os pequenos produtores, no campo, para todos que buscam conhecimento através das capacitações e palestras. Isso irá ajudar a fortalecer o nosso comércio”, afirmou.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o evento vem somar com todo o trabalho que é realizado pela instituição no município. “Esse evento é mais uma entrega do Cidade Empreendedora, mais uma oportunidade de integrar a população, a prefeitura municipal e lideranças locais, como Associação Comercial e Sindicato Rural. Por meio dessa ação, levamos capacitação, feira de negócios, além de várias palestras e oficinas para que a gente possa fortalecer os pequenos empreendedores e incluí-los no processo de desenvolvimento de Jardim”, pontuou Claudio.

Também participaram da abertura do Dia da Oportunidade, entre as autoridades presentes, a secretária de governo, Tâmara Sanches; presidente da Câmara Municipal, vereador Glaucio Cabreira da Costa e o presidente do Sindicato Rural, Hélio Tadeu Ruiz.

Empreendedores no Dia da Oportunidade

Pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar estiveram presentes para acompanhar o evento. Muitos deles participaram da Feira de Negócios e tiveram a oportunidade de expor os produtos para comunidade. 

Liliane Rojas, por exemplo, atua no mercado de artesanato e aproveitou o dia para divulgar seus produtos. Ela conta que trabalhava como porteira em uma escola e, no período de pandemia, perdeu o emprego e buscou alternativas para incrementar a renda da família. Foi assim que ela começou a produzir ursinhos de pano afetivos, daí surgiu o Ateliê Coração de Pano Ursinhos da memória.

“Essa é uma oportunidade única de mostrar o nosso trabalho para várias pessoas, de todos os lugares. O pessoal passa por aqui curiosa para saber como funciona a produção e conseguimos fazer muitos contatos. Também vou aproveitar para fazer algum curso de vendas e ganhar conhecimento”, disse.

Os produtores da agricultura familiar também tiveram a oportunidade de levar seus produtos para a feirinha. Maria Aparecida Gonçalves da Silva, é moradora do Assentamento Recanto do Rio Miranda, que fica a 30 quilômetros de Jardim, e produz hortaliças e legumes. “Com a consultoria do Sebrae a gente tem aprendido mais sobre como melhorar a produção, trazendo bons resultados já. Hoje, estamos aproveitando para mostrar a nossa qualidade”, falou.  

Ações para os pequenos negócios

O Dia da Oportunidade traz para pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar uma extensa programação com atividades que continuam no período da tarde desta terça-feira (31) e seguem até amanhã (1º). Todo o cronograma é realizado no Salão Paroquial da Igreja Santo Antônio, das 8h às 19h30.

A Feira de Negócios é uma das iniciativas que permanecem à disposição do público durante o evento, como a mostra de inovação “Living Lab Day” – que apresenta produtos digitais como Simulador de Negócios e Vitrine Digital e as possibilidades de criação de novos produtos a partir de uma impressora 3D e de uma mini fresadora de precisão.

Além disso, o evento traz, pelo menos, 28 capacitações, entre oficinas e palestras, e a principal delas será realizada hoje (24). A palestra-show com os ilusionistas Klauss Durães e Henry Vargas tem início a partir das 18h. Os dois são campeões internacionais de ilusionismo e considerados os melhores profissionais da área na América Latina e, na data, irão abordar o tema “O impossível é uma ilusão: empreendedorismo, inovação e tecnologia”.

Outra ação voltada para os pequenos empreendedores é Sessão de Negócios que também será realizada nesta terça-feira (31). Com a proposta de aproximar os pequenos empreendimentos das empresas âncoras e possibilitar o fechamento de novos negócios, o encontro será das 14h às 17h, no Espaço Multiuso.

Durante o evento, em parceria com o Senai, a população interessada em adotar a instalação de painéis para a captação de energia solar pode levar a conta mensal de energia para análise. Além disso, no espaço, terá um ponto de coleta de lixo eletrônico disponibilizado pela Recic.LE (Associação de Recicladores de Lixo Eletro Eletrônicos de Mato Grosso do Sul).

Clique aqui e confira a programação completa. Para obter mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui