Início Cotidiano Há três dias em chamas, Pantanal deixa rastro de animais mortos carbonizados

Há três dias em chamas, Pantanal deixa rastro de animais mortos carbonizados

0

Desde terça-feira (8) um incêndio florestal de grande proporção queima o Pantanal, na região do Passo do Lontra. O GRETAP-MS (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal) foi até o local ontem (10) e encontrou um rastro de destruição, com animais carbonizados e até ovos que acabaram “cozidos” pelas chamas.

 O biólogo Sérgio Barreto, do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), uma das instituições que integra o Gretap, afirmou que, no local, o ambiente ainda estava muito quente. “Apesar dos bombeiros terem apagado os focos, o solo ainda está muito quente aqui. Encontramos um jacaré, que, provavelmente, é uma fêmea. Ela foi encontrada a cerca de três metros do ninho, que estava com vários ovos. Certamente, não quis deixar o ninho na hora em que as chamas se aproximaram”, relatou.

O incêndio na MS-184 dura três dias e homens da brigada da fazenda BrPec, o Corpo de Bombeiros atuam na contenção dos focos. Até a manhã de hoje, alguns focos permaneciam na região. As margens da Estrada Parque também foram atingidas pelas chamas.

A visita do Gretap à região é para fazer um levantamento do número de animais atingidos e também prestar socorro, se necessário. O grupo é formado por 10 instituições que trabalham em prol da fauna e surgiu em 2020 após incêndios florestarias que criaram a necessidade de profissionais na área de Resgate Técnico Animal. A ação contou com o apoio da World Animal Protection.

(Campo Grande News)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui