Início Saúde Dia D da prevenção do câncer de colo do útero ocorre em...

Dia D da prevenção do câncer de colo do útero ocorre em 5 unidades de saúde de Jardim

0

Março é um mês importante para a população feminina, pois além de ser o mês da mulher, também é dedicado para conscientizar a respeito do câncer do colo do útero, o terceiro tipo de câncer mais frequente na população feminina.

Com o intuito de alertar as mulheres de Jardim e prevenir casos da doença no município, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará ações do dia D do Março Lilás, em pelo menos cinco unidades de saúde do município. 

Na próxima terça-feira (15), das 7h às 11h e das 13h às 19h, serão realizadas palestras, exame Papanicolau (preventivo), que detecta alterações nas células do colo do útero, além de solicitações de mamografia e consultas clínicas e orientações para as mulheres.

Os locais da ação serão o ESF I – Dr. Reinaldo de Arruda, no bairro Parque das Araras; ESF II – Dra. Maria de Lourdes dos Reis, na vila Brasil; ESF III – Galton Carvalho Leite, na vila Carolina; ESF IV – Dr. Antonio Luiz Coimbra Grubert, na vila Cohab Aeroporto; e na UBS Nestor Pereira, na vila Angélica.

Segundo a coordenadora de Atenção Primária em Saúde e a gerente de Núcleo do Departamento de Atenção Primária, Mirela Soncin Ayres e Marta de Passos Mendonça, respectivamente, as ações são importantes para prevenção e conscientização devido as condições desse tipo de câncer. “Inicialmente, o câncer de colo de útero não apresenta sintomas, os sintomas costumam aparecer quando a doença já está no seu estado mais avançado por isso a importância da prevenção e de estabelecer diagnóstico nas fases iniciais para que a gente possa ter êxito no tratamento”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui