Início Turismo e Entretenimento Congresso debate melhorias no transporte intermunicipal para o turismo em Jardim e...

Congresso debate melhorias no transporte intermunicipal para o turismo em Jardim e região

0

A Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) iniciou nesta quinta-feira (18), um congresso com entidades ligadas ao setor de transporte e turismo de Mato Grosso do Sul, para debater melhorarias nas condições da oferta do serviço pelas empresas privadas e órgãos públicos no Estado.

O encontro reúne representantes de cidades turísticas como Jardim, Bonito, Bodoquena, empresas de fretamento, órgãos públicos de transporte urbano e trânsito e representantes de entidades privadas e governamentais que atuam no setor de turismo.

“Essa é a primeira vez desde a divisão do Estado, que sentamos para discutir abertamente a importância do transporte intermunicipal e o turismo, todos poderão expor opiniões para buscar juntas soluções para o setor, uma vez que o primeiro contato que o turista tem quando chega ao Estado é o transporte. Vamos atuar para que o turismo tenha um serviço de qualidade e preço justo com capacitação dos profissionais para que os turistas que estão no estado fiquem sempre um dia a mais.”, explicou o diretor-presidente da Agepan, Carlos Alberto de Assis.

Durante o encontro, batizado de “Pensando o Transporte Turístico em MS”, serão apresentados resultados de quatro pesquisas realizadas com viajantes que circulam pelo Estado, que mostram a percepção do usuário, a motivação dos deslocamentos, os pontos fortes e as necessidades de melhorias no sistema.

Entre as propostas, serão debatidas melhores condições para a operação de serviços de transporte rodoviário de passageiros de turismo em circuitos ponto a ponto, entre os principais destinos turísticos do Estado, fazendo com que os turistas, tanto regionais quantos os vindos de outras localidades do País, optem pelo uso de transporte intermunicipal ao invés de locação de carros ou veículos particulares.

Pesquisa apresentada no congresso mostra que a maioria dos visitantes em cidades de Mato Grosso do Sul são regionais, ou seja, residem no Estado. Sul-mato-grossenses também são os que mais utilizam o transporte intermunicipal, porém, na maioria das vezes, as viagens são a trabalho. Dos turistas vindos de fora, o principal meio de transporte utilizado durante estadia no Estado é o carro alugado, seguido de aplicativos de transporte, depois carro de parentes e por ultimo transporte público.

A gerente do observatório do turismo de MS, Danielle Moura, que apresentou alguns resultados e diagnósticos do setor, explicou que o setor de transporte rodoviário ainda necessita melhorias para atrair os turistas.

“O turista que chega no aeroporto, por exemplo, acaba alugando um carro ou utiliza vans para ir até destino final, isso porque eles dão mais autonomia pelo custo beneficio e rapidez. É importante que a gente tenha conhecimento para oferecer serviços diferenciados. Durante esse trabalho de pesquisa a gente percebe que é cultural, quando o turista chega ao local, quer ir direto para seu destino e a linha intermunicipal precisa atingir esse objetivo, evitando o pinga-pinga”, frisa a diretora.

(Campo Grande News)

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui