Início Saúde Em MS, servidora suspeita de falsa aplicação de vacina contra Covid em...

Em MS, servidora suspeita de falsa aplicação de vacina contra Covid em idosa será investigada

0

O Ministério Publico do Estado solicitou explicações sobre a conduta de uma servidora pública ao aplicar uma dose de vacina contra a Covid-19 em uma idosa de 83 anos, em Três Lagoas, a 330 km de Campo Grande. A denuncia que virou caso de polícia nesta terça-feira (30), após um vídeo viralizar no último final de semana, mostra uma técnica de enfermagem aplicando a dose de forma errada.

Segundo o promotor de Justiça, Luciano Anechini Lara Leite, um pedido de instauração de inquérito policial foi aberto para apurar o que chamou de potencial tentativa de homicídio, qualificado pelo perigo comum, e agravado pelo período de pandemia.

A secretaria de saúde do munícipio, informou que de fato houve um erro isolado no processo de aplicação da dose da vacina na Unidade de Saúde do Bairro Vila Nova, no último sábado (27). Porém, no mesmo dia, a família foi orientada sobre o ocorrido e a idosa já recebeu uma nova dose do imunizante. Conforme o órgão, a técnica de enfermagem será afastada do cargo até que o caso seja devidamente investigado e concluído. 

Conforme o promotor, a servidora assumiu o risco de que a vítima contraísse a doença fatal, além de expor terceiros a perigo de contaminação.

O MP quer saber também, se houve favorecimento de terceiros, na chamada “fura a fila” do plano nacional de imunização.

Ainda de acordo com o promotor, o Ministério Publico, junto a força-tarefa Covid em Três Lagoas foram provocados para adotar medidas e que o Conselho nacional de Enfermagem (Coren) vai reforçar os procedimentos no manuseio e trato de da vacina pra covid-19. Outra medida indicada pelo órgão é a instauração de auditoria das doses aplicadas e insumos disponíveis pela saúde de três lagoas.

(G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui